domingo, 23 de março de 2008

Espírito Santo

Em todas as páginas da Bíblia encontramos Deus, presente, através do Espírito Santo. Não poderia ser de outra maneira, pois as Escrituras Sagradas foram produzidas por seu intermédio. Logo no início, em Gênesi 1:2, encontramos a primeira menção da terceira pessoa da Trindade divina:"... o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas."

No presente estudo vamos destacar apenas os aspectos mais importantes do ensino bíblico a respeito do Espírito Santo. Os crentes devem procurar maiores esclarecimentos com o seu pastor, e também examinar obras específicas sobre o assunto. A JUERP tem uma revista especialmente destinada ao ensino dessa doutrina, cujo estudo é recomendado.

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

1. É uma pessoa. As Escrituras apresentam o Espírito Santo como pessoa, e não
simplesmente uma influência ou poder em ação no mundo. Como pessoa desempenha as mesmas funções de um indivíduo. Ele dá testemunho. Ele corrige, conforta, ensina, dirige, esforça-se, fica triste e ajuda. Leia Romanos 8:26 e Efésios 4:29,30, a fim de confirmar essa afirmação. (Examine também Isaias 63:10; João 14:26; 16:8; Atos 8:29; 10:19).

2. É Deus. É identificado como Deus (Atos 5:3, 4). Possui as mesmas qualidades
ou
atributos de Deus. Vejamos:

2.1) Está presente em toda parte (Salmos139:7);

2.2) Tem conhecimento de todas as coisas (1Coríntios 2:10);

2.3) É Todo-Poderoso, nada lhe é impossível (1Coríntios 12:11).

O Espírito Santo faz o trabalho de Deus. Ele convence o homem do pecado. Dá vida nova ao entrar no coração do humano. Em Romanos 8:11, Paulo afirma que a ressurreição é obra do Espírito Santo. Em 2Coríntios 13:13, ele é mencionado em pé de igualdade com o Pai e o Filho.

A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO

Nos dias do profeta Joel, Deus prometeu a vinda do Espírito Santo sobre os seus filhos, visando a realização de uma obra especial no mundo. Jesus Cristo reafirmou essa mesma promessa. Verifique esse fato em sua Bíblia, lendo Joel 2:28, 29; João 14:26 e Atos 1:4, 5).

A dádiva do Espírito significou para o homem uma unção ou capacitação para realizar a obra de Deus. Essa capacitação é disponível a todo aquele que crê em Jesus Cristo, e procura serví-lo. O Espírito reveste o cristão do poder de Deus. Ser revestido desse poder é ser batizado com e pelo Espírito Santo.

A VINDA DO ESPÍRITO SANTO

Vejamos o que a Bíblia nos apresenta a respeito do cumprimento da promessa anteriormente mencionada:

1. O Espírito Santo desceu sobre os discípulos em uma ocasião especial. O registro do fato encontra-se em Atos 2:1-4 "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E lhes apareceram uma línguas como que de fogo que se distribuiam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem."

2. O Espírito Santo permanece no coração e na vida dos crentes. Jesus disse aos
discípulos: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que esteja sempre convosco. (João 14:16).

3. A atuação do Espírito Santo transforma indivíduos. Os discípulos foram dinamizados com o poder do Espírito, tornando-se ousados na proclamação e no testemunho de Jesus Cristo (leia Atos 2:4-6). O resultado fez-se sentir imediatamente no arrependimento do povo dos seus pecados (Atos 2:37), e na conversão ao Senhor Jesus Cristo (Atos 2:41).

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

1. A obra do Espírito Santo em nossa vida:

1.1) Ele convence do pecado. (João 16:8). Ele revela a natureza do
pecado e seu castigo, e leva o homem a reconhecer que é culpado diante de Deus. Guia o pecador a ter fé em Jesus, como Salvador.

1.2) Ele auxilia o crente a crescer em poder e andar nos caminhos do Senhor.
O Espírito Santo ajuda o crente a ser santo. Esse crescimento só acontece quando lhe obedecemos, fazendo o que ele nos manda (João 14:26).

1.3) O Espírito Santo é o grande Consolador, quando estamos tristes (João 14:16).

1.4) Ele revela a verdade à consciência e ao coração do indivíduo (João 14:17;
16:13).

1.5) O Espírito Santo testifica que o crente é filho de Deus.

2. A obra do Espírito Santo na Igreja:

2.1) Ele faz crescer as igrejas (Atos 9:31).

2.2) Ele dirige a igreja conforme se verifica em Atos 13:2.

2.3) Concede dons espirituais aos cristãos, visando o crescimento do Reino de
Deus
(1Coríntios 12:8-11).

2.4) Constitui pastores sobre as igrejas, vocacionando-os e dando-lhes
capacidade (Atos 20:28).


3. A obra do Espírito Santo no mundo. Ele opera no mundo. A referência aqui é
entre os descrentes:


3.1) O Espírito Santo veio ao mundo para convencer do pecado (João 16:9).

3.2) O Espírito Santo convence o mundo da justiça (João 16:10).

3.3) O Espírito Santo convence o mundo do juizo vindouro de Deus (João 16:11).


O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

Em Gálatas 5:22, 23, o apóstolo Paulo dá-nos uma lista de características que nos permitem identificar a presença do Espírito Santo na vida do indivíduo. Vejamos: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio."

1. O primeiro resultado da presença do Espírito Santo no indivíduo é sentido
através do que
se manifesta em seu interior: "amor, gozo e paz. O amor aqui referido não é o amor afeto sentimental entre duas pessoas. É algo mais profundo, vasto e nobre que faz parte essencial da vida, e a governa, e que só o Espírito pode dar.

2. O segundo resultado manifesta-se na vida exterior: longanimidade,
benignidade,
bondade. Longanimidade significa serena resignação, em face de injustiças. É a capacidade de suportar máus tratos, sem procurar vingança. É contender com pessoas exaltadas, sem contudo se irritar; é manter a calma no meio de injúrias e calúnias.

3. O terceiro resultado do Espírito Santo manifesta-se íntimo relacionamento da pessoa consigo própria: fidelidade, humildade, mansidão ou domínio próprio. Fidelidade significa probidade, lealdade para com os homens e para com Deus. Humildade não quer dizer fraqueza: Jesus era humilde, mas não era um fraco. Por último, temos o domínio próprio. É tarefa difícil. O único poder que, na terra, pode dar ao homem vitória sobre essas coisas é o Espírito de Deus.

ATITUDES DO CRENTE PARA COM O ESPÍRITO SANTO

A Bíblia nos orienta a respeito de nossa relação com o Espírito Santo de Deus:

1) Devemos buscar a plenitude do Espírito (Efésios 5:18-21).

2) Não apagar a influência do Espírito Santo.
(1Tessalonicenses 5:19 e Romanos 8:10:11).


3) Evitar entristecer o Espírito Santo (Efésios 4:30).

4) Não resistir à sua voz (Atos 7:51).

Busquemos, irmãos, diariamente, a orientação do Espírito Santo em nossa vida. Que Ele próprio oriente nossos pensamentos e ações, a fim de que o nome de Jesus Cristo seja glorificado através da nossa vida!

Nenhum comentário: