quinta-feira, 20 de março de 2008

Páscoa - Festa Dos Judeus, Festa Dos Cristãos E Festa Do Comércio

Páscoa - Festa dos judeus, festa dos cristãos e festa do comércio.

A palavra páscoa origina-se do hebraico (Pessach) e quer dizer passagem, uma referência à última praga no Egito: a passagem do Senhor, ferindo de morte os primogênitos egípcios, conforme Êxodo 12. Anualmente, o povo judeu em obediência a Deus celebra essa passagem:
E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Êxodo 12.14. Mas o que os cristãos têm a ver com a páscoa?
A morte e a ressurreição de Cristo ocorreram justamente durante as celebrações do Pessach.
Na passagem de Êxodo, o sangue do cordeiro marcando cada casa foi sinal de salvação. Já no Novo Testamento, Jesus, o cordeiro de Deus, derrama seu sangue para salvação de todo aquele que nele crê. Nós cristãos, celebramos a ressurreição de Cristo, a sua vitória sobre a morte.
Mas que relação tem esta data com ovos e coelhos? Alguns historiadores creditam essa relação a um antigo culto pagão anglo-saxão à deusa Eostre, representada sempre por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, símbolos da fertilidade.
Eostre era a deusa da fertilidade, da ressurreição e renascimento. As festividades em sua honra aconteciam na passagem do inverno para a primavera. Posteriormente comunidades católicas teriam fundido essa festividade às comemorações cristãs.
O comércio então apropriou-se desses símbolos e fez amplo uso deles. O problema é que esse desvio afasta do conhecimento popular o significado religioso da páscoa, um fenômeno
muito parecido com a comemoração comercial do natal.
Mesmo assim, a páscoa ainda é uma excelente oportunidade das igrejas testemunharem o evangelho. Enquanto o comércio chama atenção para a data, nossas igrejas aproveitam o
momento para a realização de eventos que proclamam a morte e a ressureição de Cristo, verdadeiros motivos cristãos para celebração da páscoa.

Um comentário:

Zé Ímpio disse...

Robert M. Pirsig, autor de Zen e a arte da manutenção de motocicletas: "Quando uma pessoa sofre de um delírio, isso se chama insanidade. Quando muitas pessoas sofrem de um delírio, isso se chama Religião". Meu caro GRK, já leu ´Deus, Um Delírio` de Richard Dawkins? Se não leu, leia pois é muito interessante!

www.zeimpio.blogspot.com